Utensílios de Bar - O que não pode faltar para fazer um bom drink?

08.10.2024 | Por Empório Gelei

Utensílios de Bar - O que não pode faltar para fazer um bom drink?

Se tu és aquele que gosta de apreciar o conforto da casa e receber amigos para um jantar, montar um barzinho na sua sala é uma boa escolha, tanto para a praticidade quanto para economia. Mas para isto, algumas dicas de tipos de bebidas e utensílios de bar podem fazer toda a diferença.


Confira algumas delas no conteúdo que a Gelei preparou pra ti. 


Quais são os tipos de drink? 


Contando com diferentes tipos de texturas e formas de servir, os drinks também possuem diferentes tipos de preparação que resultam em sabores e degustações diferentes. 

  • Batidos
    Drinks preparados na coqueteleira, ideal para quando os ingredientes possuem densidades muito diferentes ou quando se deseja diluir o gelo na bebida.
  • MexidosDrinks preparados no copo misturador (Mixing Glass), ideal para quando os ingredientes possuem densidades semelhantes.
  • Montados
    Drinks preparados no copo em que serão servidos, ideal para quando os ingredientes possuem densidades iguais ou para fins estéticos.

 

Seja qual for a bebida que quiser preparar, alguns utensílios são indispensáveis de ter no seu barzinho caseiro. 


Mas porque existem tantos utensílios?


A principal razão para tantos itens de preparação é e sempre será facilitar a tua vida e deixar o resultado mais elegante. Os utensílios são desenvolvidos para tornar o preparo dos drinks  mais prático, ágil e funcional. 


Acredite, ter um item específico para um determinado tipo de bebida não só facilitará o preparo como também te ajudará no rendimento dos ingredientes, evitando desperdício e ajudando na economia.

 

Vamos à lista!

 

Utensílios de bar e suas funções

Coqueteleira Boston

Composta por dois copos, principalmente de Inox, serve para preparar o drink em um dos copos e, após a união das duas partes, bater o coquetel sob pressão.

 

Mixing Glass

Copo, geralmente de vidro, utilizado para preparação de coquetéis no método mexido, como o famoso Martini.

 

Bailarina - Colher de coquetelaria



Ótimo para misturar os coquetéis, servir de base como colher de açúcar ou, mexendo o gelo, para baixar a temperatura do copo ou taça. Hoje existem diversos modelos, com cumbucas de diversos tamanhos, comprimentos diferenciados, corpo em espiral e também com vários tipos de pontas (simples, disco ou tridente).


Strainer - Coador


Ferramenta para separar o gelo e o bagaço de frutas do restante do coquetel que irá ao copo.

Dosador

Utilizado para medir corretamente as bebidas que serão utilizadas nos drinks

 

Pegador de gelo ou frutas


Substitui a famosa “mãozinha suja”. Serve para manusear o gelo em menor quantidade, seja para finalizar um drink, para encher um copo ou  pegar frutas e outros insumos.

Para os drinks servidos sem gelo, como o Dry Martini e o Cosmopolitan, deve-se usar taças geladas. Quando vai gelo, não economize na quantidade. Se usar pouco, as bebidas gastarão mais "energia" para ficarem na temperatura, aguando o drink.

 

Melhores escolhas de bebidas para drink

  • Vodka
    Por ser um destilado transparente e com sabor neutro, gera muitas opções de coquetéis.
  • Gin
    Opte por um gin seco, assim conseguirá fazer desde um Gin Tônica até um Dry Martini.
  • Rum
    Uma bebida acessível e que também gera vários drinks. Lembrando que cada rum tem o seu propósito. Pessoas que gostam de coquetéis “tropicais”, podem apostar em um rum envelhecido.
  • Uísque
    Escolha dois estilos, um Blended e um Bourbon. Pode ser usado em drinks fortes, como o Boulevardier, ou até em algo mais doce, como o Penicillin.
  • Licores
    Além de dar sabor ao coquetel, eles servem como agente aromatizante. A quantidade de opções no mercado é gigante, mas os mais usados são os de amêndoa, café e laranja.
  • Vermute
    O ideal é ter um seco e um tinto. Ao contrário do vermute branco seco, o tinto é usado para quebrar o sabor do álcool e para trazer propriedades aromáticas.
  • Bitter
    As bebidas amargas são usadas para quebrar o doce dos drinks. Aposte em um Aperol, Campari ou Fernet Branca.

Vale lembrar que não precisa comprar tudo em uma única vez. A ideia aqui é planejar os drinks que desejas tomar e, aos poucos, ir adquirindo as bebidas. Assim, tu não compras nada em excesso e aproveita para fazer testes de mixologia em casa.

 

Quais copos e taças você precisa ter?


Qualquer pessoa que já tenha estudado o mínimo sobre coquetelaria sabe que há uma infinidade de copos e taças disponíveis no mercado, dos mais variados estilos, marcas e materiais. 


Alguns drinks clássicos pedem por copos específicos e, é claro, existem copos e taças que ajudam a realçar os aromas e sabores de cada bebida. A escolha de quais copos e taças tu terás no teu home bar depende muito de alguns fatores:

  • Quanto dinheiro tu queres investir;
  • Qual o espaço disponível que tens para armazenar esses itens;
  • Quais são os drinks da tua preferência, que irás preparar com mais frequência no teu home bar;

Abaixo vamos indicar alguns copos e taças, mas lembre-se: o cantinho de bebidas é teu, portanto, teu gosto e estilo pessoal também contam muito! 

  • Taça de Martini
    Ideal para servir o drink que dá nome ao copo, como também diversos tipos de coquetéis gelados. Esse copo tem a boca bem larga, porém corpo pequeno e haste longa e fina, com o formato de Y, para evitar que as bebidas esquentem nas mãos e possam ser saboreadas em pequenos goles.
  • Taça para Licor
    A taça de licor se assemelha muito às taças utilizadas para servir o vinho do Porto, por serem bebidas mais “grossas” e doces. Essa taça tem tamanho pequeno e haste curta, ideal para consumo de um volume menor de bebidas.
  • Copo Long Drink
    É um copo alto e fino, de 250mL, muito utilizado em festas e eventos para servir bebidas não alcoólicas, como sucos, refrigerantes e também água. Esse é um copo coringa, também usado para drinks e coquetéis que podem ser servidos com gelo.
  • Taça Balloon Snifter
    Essa é a informalmente chamada  “taça para conhaque”. Tem a boca bem estreita, o bojo largo e altura mediana, permitindo que os aromas da bebida permaneçam por mais tempo dentro do copo.

  • Copo para shot
    O termo “shot” em inglês é utilizado para classificar o ato de consumir uma bebida em um único gole. Ele é um copo pequeno, de no máximo 60ml, liso e com formato similar ao long drink, mas em versão menor.
  • Taça coupette
    Esse modelo de taça é muito conhecido por conta de seu uso para servir o drink mexicano Margarita. Tem a boca grande e o bojo dividido em duas partes: uma mais larga e outra mais estreita.
  • Copo On the rocks
    Informalmente chamado de “copo de whisky”, o On The Rocks é um copo de boca e bojo largos, porém baixo e sem haste. Ele é utilizado para servir bebidas que precisam de muito gelo (como o whisky) ou drinks com frutas e outros ingredientes.

Dica Extra: Botânicos e Especiarias para Drinks


Num bom home bar não podem faltar especiarias e botânicos para trazer ainda mais aroma e sabor para os drinks, sobretudo os que levam Gin. Aqui temos uma vantagem: como esses itens são utilizados em pouca quantidade e normalmente são pequenos, tu podes ter uma grande variedade mesmo se teu espaço de bar for limitado.


Para dar aquele toque especial, sugestões como zimbro, cardamomo, cravo, canela, anis, hibisco, pimenta rosa, pimenta da jamaica, pimenta do reino, pimenta calabresa, frutas secas e frutas frescas são as escolhas certas. 


Tudo para o teu home bar no Empório de Bebidas Gelei

Se tu curtistes as dicas e não vê a hora de equipar o teu cantinho do drinks e preparar o teu coquetel favorito, a Gelei é a parceira perfeita para te ajudar. 


Em nossas lojas tu encontras uma ampla variedade, de bebidas a utensílios, podendo tanto comprar no espaço físico quanto no nosso Delivery, recebendo teus produtos no conforto da tua casa. 


Clique aqui e conheça nosso catálogo de produtos.